Minha lista de blogs

terça-feira, 30 de julho de 2013

CANTIGAS DA NOITE DE SÃO JOÃO

CANTIGAS DA NOITE DE SÃO JOÃO 
Cantigas tradicionais 
 .
Coitadinha da sinhá, 
O pezinho resvalou, 
Quando foi tirar a sorte, 
Na fogueira se queimou. 
.
Sinha, Sinha, vem cá, 
Vem comingo, vem dançar, 
 Sinhá, Sinhá, vem cá,
Que a dor já vai passar. 
.
Viva o santo padroeiro
Desta festa t~]ao bonita, 
Vem dançar a noite toda, 
Vem dançar, deixa de fita. 
.
Sinha, Sinhá, vem cá, 
Vem comigo, vem dançar, 
Sinha, Sinhá, vem cá, 
Que a dor já vai passar.
.

Vai abóbora, vai melão, 
Vai melão, vai melancia...
Vai jambo, Sinha, vai jambo, Sinhá,
Vai jambo, Sinhá doce...
.
Casca doce que nem mel, 
Sou abóbora vermelhinha, 
Não me passo pra limão,
Que é fruta azedinha...
.
.
Meu limão, meu limoeiro, 
Meu pé de jacarandá, 
Uma vez tindô-lê-lê,
Outra vez tindê-lá-lá.
.
Azedinho é que não sou,
Dona abóbora, casca dura; 
Para cortar sua pele, 
Só facão de raspadura...
.
Vai abóbora, vai melão, 
Vai melão, vai melancia...
Vai jambo, Sinha, vai jambo, Sinhá, 
Vai jambo, Sinhá, bem doce...
.
Casca dura pode ser, 
Mas também que tamanhão ;  
Quando cresço de verdade, 
Pra levar? Só caminhão...
.


Meu limão, meu limoeiro, 
Meu pé de Jacarandá, 
Uma vez tndô-lê-lê, 
Outra vez tindê-lá-lá.

Mas só isso? Que vantagem, 
Eu também tenho valor, 
Peso pouco, mas coragem!
Pra agüentar o meu  valor...
.
Cada um tem seu valor, 
Para que brigar então? 
Dê-me cá o seu abraço,
Apertemos nossa mão. 
.
A comadre abobrinha
E o compadre "seu" limão
Vão fazer as suas pazes, 
Como amigos, como irmãos. 
Pesquisa e postagem 
Nicéas Romeo Zanchett 
LEIA TAMBÉM >>> CONTOS E FÁBULAS DO ROMEO
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário